Quando o passante vê

Um homem passava em frente a um vendedor de armas. Ele gritava “minhas lanças furam qualquer couraça! Meus escudos protegem de qualquer lâmina!” Um passante ficou curioso e perguntou: “e o que acontece se sua lança atacar o seu escudo?”. O vendedor ficou mudo.

Hanfeizi

Demagogos sempre têm planos mirabolantes para tudo. Eles dizem que são ousados, mas não são: são cheios de falhas, de brechas para a ilegalidade, de duplas ou triplas interpretações que funcionam segundo a conveniência da situação.

O desejo e a ambição são partes do ser humano, e até mesmo os que querem “libertar-se espiritualmente” desejam essa “transcendência” e ambicionam a paz, o nirvana, a sabedoria, o que seja. Não é estranho, portanto, que alguns desejem colocar seus serviços a disposição do país; de aplicar suas idéias a sociedade, de tentar consertar o mundo em desalinho e acompanhar a mutação.

Esse, aliás, é o bom governante. O problema é o idiota; o ignorante que se arroga líder, e prevarica com os bens públicos para alcançar desejos privados. Ele quer o poder, o dinheiro, o sexo fácil, a aura de sábio, se pretende guia das multidões mas sabe, consigo mesmo, que não quer nada disso. Que se dane o resto. O poder é um “bem particular” em sua visão, um usufruto derivado de sua sorte.

Mas para isso ele precisa ludibriar, e convencer de que foi calcado para o posto. Necessita, então, de quimeras fantásticas, mas simples, para conquistar o povo rude e ignorante. Seus planos são incríveis, e contam com a violência para vencer os obstáculos. A questão é quando chega o dia de aplicá-los. Quando um estúpido chega ao poder, ele é denunciado por sua pretensão, arrogância e incapacidades. Diante das provações que ele criou para si, e prometeu desafiar, ele não sabe que fazer. E o passante vê e percebe.

Um dia, o andarilho celeste perguntou ao Cão: “o que você fará quando finalmente alcançar a roda do carro?”. Ele não soube dizer, ou não quis responder...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.