O Dia do Mestre



Das 'Conversas' de Confúcio:
  • O Mestre disse: o problema não é ser desconhecido; é não reconhecer os outros. 
  • Zizhang perguntou quando é que se alcança uma percepção superior. O Mestre disse: o que você entende por percepção superior? Zizhang disse: ser reconhecido na vida pública e privada. O Mestre disse: isso é reconhecimento, não percepção. Percepção superior é ser apropriado, amar o correto, estudar as pessoas e estar atento à conduta com os outros. Para se ter Reconhecimento, basta se passar por virtuoso, mesmo que não seja. Se finja de seguro, e com certeza você terá o reconhecimento público e privado. 
  • Zigong perguntou: o que se pensa de alguém que todos gostam? O Mestre disse: isso não é suficiente. Zigong perguntou: e se todos não gostassem? O Mestre disse: isso também não basta. O ideal é que as pessoas boas gostem dele, e as más não gostem.
  • O Mestre disse: quando todos antipatizam com alguém, devemos investigar. Quando todos simpatizam, também.
  • Changju e Jieni estavam arando. Confúcio passou perto dali e pediu a Zilu que lhes perguntasse onde ficava o rio. Changju disse: ‘aquele ali na carroça é o tal Confúcio de Lu? Então ele já sabe onde é o rio’. Jieni disse: ‘Zilu, o mundo é um rio só, que caminha na mesma direção. Pra que nadar contra a corrente? Ao invés de seguir um Mestre que vai de país e país atrás de um emprego, siga um Mestre que se desprendeu do mundo’; e continuaram arando. Zilu contou a Confúcio o que ouviu. O Mestre ponderou profundamente e disse: 'não se é humano sendo amigo de pássaros e bichos no meio do mato. Só se é humano junto a outros humanos. Se tudo estivesse correto, e o caminho fosse seguido, eu não precisaria ter que consertá-lo'.

De Shakespeare:
  • Lembrar é fácil para quem tem memória. Esquecer é difícil para quem tem coração.

De Zapotzu:
Lendo esses fragmentos é que entendemos que quando alguém é mal visto por todos, desconfie: pois todo mundo tem algo de bom, por menor que seja. Se alguém é bem visto por todos, fuja! Esse é o demônio: ele agrada seus seguidores e busca enganar os bons. Mas se alguém é bem visto e mal visto ao mesmo tempo, esse deve ser o justo: porque metade das pessoas reconhece suas virtudes, e o respeita; e a outra metade o odeia pelas mesmas razões.
Nas 'Recordações Culturais' está escrito: 'somente quando se ensina, se descobre o quanto não se sabe'. Isso mostra que devemos estudar sempre. Um bom médico cuida do corpo; um bom mestre cuida das almas.
E mesmo assim, os mestres são admirados e desprezados; são reconhecidos e maltratados; são respeitados e ignorados. Isso, claro, só serve aos mestres. Há que se pensar se essa medicina da alma, que é ensinar, não é quase uma religião, uma profissão de fé. Por isso disse o mestre Confúcio: 'um educado põe todo seu coração no caminho. Se ele se envergonha de sua comida ou de suas roupas, ele não é sério'.
Que mais há para ser dito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.