Da Nomeação por Confúcio

O que a natureza nos deu é nossa humanidade. Só sabemos que somos humanos por meio do estudo. Logo, está em nossa natureza estudar, e só por meio dela nos tornamos humanos. Assim sendo, devemos sempre estudar, porque é de nossa natureza e o único meio de buscar compreender o mundo e a nós mesmos. Confúcio fez isso.

De muitos mestres, foi Confúcio quem criou a via do estudo. Se estudar está em nossa natureza, então, por meio do estudo, podemos compreender a própria natureza. As fazê-lo, seguimos uma via de harmonia com a natureza; estando em harmonia, céu e terra se compadecem de nós e nos concedem a sabedoria. A sabedoria, enfim, é compreender isso.

Aquele, pois, que penetra o caminho do estudo e busca alcançar a sabedoria, recebe a nomeação por Confúcio. E o que significa ser nomeado por Confúcio? Significa: este está no caminho correto, pois busca a sabedoria. Os que buscam outras coisas chafurdam no que é finito, crendo alcançar os princípios; o sábio alcança os princípios, e os manifesta neste mundo.

Ser nomeado por Confúcio é dar-se como discípulo de um caminho de estudos. Nada se pede que alguém não possa dar, pois o que se almeja alcançar é a raiz do estudo. E o estudo faz parte de nossa natureza. Logo, simplesmente ao se dar conta de sua existência, alguém pode desenvolver-se no caminho. Esta é a nomeação por Confúcio; alcançar a condição de sábio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.